Governança e Gestão
Política de Governança
A política de governança tem por propósito promover o uso efetivo e eficaz da TI no âmbito da Secretaria de Educação de Pernambuco, considerando para sua devida implementação os princípios de:
Política de Segurança de Informação
A Política de Segurança da Informação (PSI) da Secretaria de Educação (SEE-PE) representa o comprometimento da gestão com a segurança e proteção das informações, sistemas e infraestrutura corporativos; e estabelece diretrizes e responsabilidades que assegurem técnica e administrativamente os requisitos relacionados à segurança das informações tratadas no âmbito deste órgão.
A Política de Segurança da Informação (PSI) tem como principal objetivo fortalecer a segurança das informações, dados pessoais e corporativos que são processados pela SEE/PE. Além disso, visa garantir a proteção dos ativos de tecnologia, demonstrando o comprometimento da gestão com o apoio à melhoria contínua das atividades de Gestão de Segurança da Informação na SEE/PE.
Norma de Uso do E-mail Corporativo
O e-mail é uma forma essencial de comunicação na Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE-PE) e deve ser usado exclusivamente para fins institucionais para garantir um ambiente seguro e controlado. O uso incorreto pode causar riscos à segurança, como vírus e vazamento de informações. A norma de uso de e-mail faz parte da Política de Segurança da Informação da SEE-PE e deve ser seguida por todos os usuários. O objetivo é reconhecer a importância do e-mail institucional, estabelecer padrões de segurança e privacidade, e conscientizar os usuários sobre as práticas adequadas. A norma se aplica a todas as unidades do órgão, abrangendo estudantes, professores, funcionários, prestadores de serviços, e qualquer pessoa com acesso às informações e infraestrutura da SEE-PE.
Norma de Uso de Senhas
As credenciais de acesso, como contas de usuário e senhas, são essenciais para a segurança da informação na Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE-PE). Senhas fortes são fundamentais para proteger contra ações maliciosas, enquanto senhas fracas podem comprometer a segurança. A Norma de Uso de Senhas faz parte da Política de Segurança da Informação da SEE-PE e deve ser seguida por todos os usuários. O objetivo é estabelecer diretrizes para criar e usar senhas robustas, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. A norma se aplica a todas as unidades da SEE-PE, abrangendo estudantes, professores, funcionários e qualquer pessoa com acesso às informações e infraestrutura da secretaria, assegurando uma aplicação consistente das boas práticas de segurança.
Política de Proteção de Dados Pessoais Local (PPDPL SEE/PE)
A Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais Local (PPDPL) da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE-PE) tem por objetivo estabelecer diretrizes, princípios e conceitos a serem seguidos por todas as pessoas e entidades que se relacionam com a SEE/PE, que em algum momento realizam operações de tratamento de dados pessoais, visando o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e outras normas relativas à Segurança da Informação e Privacidade de Dados.